As piores previsões dos homens
Abrimos nossos trabalhos com uma seleção de 10 das previsões mais furadas da humanidade no mundo de tecnologia. As previsões foram selecionadas da lista criada pelo site www.2spare.com. Então, vamos à elas.
- "Não há razão alguma para alguém querer ter um computador em casa."
Ken Olson, presidente e fundador da Digital Equipment Corp. (DEC), fabricante de computadores mainframe computers, discutindo os computadores pessoais, em 1977. - "Eu viajei por todos os lugares e conversei com os melhores do país e posso lhe assegurar que o processamento de dados é um moda que não durará até o final do ano."
Editor responsável por livros de negócios da Prentice Hall, em 1957. - "O mercado em potencial de maquinas copiadoras é de, no máximo, cinco mil unidades."
IBM, para os eventuais fundadores da Xerox, dizendo que as fotocopiadoras não teriam um mercado tão grande que justificasse a sua produção, em 1959. - "A transmissão de dados por cabos telefônicos é possível, mas requer um aparato tão caro que nunca será usado na prática."
Dennis Gabor, físico britânico e autor de Inventing the Future, em 1962. - "Não há praticamente nenhuma chance dos satélites serem utilizados para prover melhores serviços de telefone, rádio ou televisão nos Estados Unidos."
T. Craven, membro do conselho da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos, em 1961 (o primeiro satélite comercial de comunicações entrou em serviço em 1965). - "É uma grande invenção, mas de qualquer forma, quem usaria isso ?"
Rutherford B. Hayes, presidente norte-americano, depois da demonstração do telefone de Alexander Bell, em 1876. - "A televisão não ira durar, porque logo as pessoas ficarão cansadas de olhar para uma caixa de madeira todas as noites."
Darryl Zanuck, produtor de cinema da 20th Century Fox, em 1946. - "A caixa de música sem fio não tem valor nenhum. Quem pagaria para enviar uma mensagem pra nínguem em particular ?"
Associados de David Sarnoff, respondendo a um pedido de investimento para o rádio, em 1921. - "O cavalo está aqui para ficar, mas o automóvel é apenas uma novidade, uma moda."
Presidente do banco de Michigan alertando o advogado de Henry Ford para não investir na montadora, em 1903. - "Qualquer um familiarizado com assunto vai reconhecer isso como um evidente fracasso."
Henry Morton, presidente do Instituto de Tecnologia Stevens, sobre a lâmpada elétrica de Thomas Edison, em 1880.

